Com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA DF), os donos de veículos os mantêm regularizados e não correm o risco de receber 7 pontos na carteira, além de poder proceder às vendas e licenciamentos sem qualquer impedimento. Além disso, o IPVA DF tem diversas cotas à escolha do cidadão.
Com essas cotas, os proprietários têm a chance de dividir o pagamento do seu imposto e até de receber desconto no imposto, desde que pague à vista. De cunho obrigatório, ele é obrigatório para a realização do licenciamento DF 2021.
IPVA DF
A cobrança do IPVA DF ocorre todo começo de ano: o Detran e a Secretaria Estadual da Fazenda divulgam em janeiro as datas das cotas e do possível pagamento à vista, de acordo com a escolha do proprietário do veículo.
Porém, é válido entender melhor porque existe esse imposto e uma das razões é aumentar os recursos públicos para todos os tipos de setores. Isso quer dizer que os valores arrecadados no IPVA podem ser aplicados em praticamente tudo:
Pagamento de materiais médicos;
Pagamento de materiais escolares;
Pagamento de contas dos órgãos públicos;
Pagamentos de salário;
Instalação de placas e de semáforos;
Realização de projetos sociais;
E muito mais
As cidades do Distrito Federal ficam com 50% da quantia do IPVA DF todos os anos; já a administração estadual fica com mais 25%. Cabe à administração federal o uso dos 25% restantes e essa divisão 50-25-25 se estende a todos os lugares do país.
O veículo que é flagrado circulando pelas ruas do DF sem o IPVA pago e, consequentemente, sem o licenciamento, pode ficar recolhido no pátio do Detran. A cada dia que ele ficar lá, é cobrada uma diária do seu proprietário legal.
Consultar valor do IPVA DF
O site da Receita do Distrito Federal tem uma página na qual você pode imprimir os boletos do imposto e também consultar qualquer débito; inclusive, consultar o valor atual do IPVA. Para essas informações, basta:
Acessar aqui;
Selecionar o quadro “Cidadão”;
Clicar em “IPVA”;
Fazer a emissão do boleto
Os postos de atendimento do Detran DF também podem ser procurados para os esclarecimentos a respeito desse imposto. Você não precisa agendar nenhum horário: é só levar o Renavam e perguntar no guichê de atendimento sobre os valores para o seu tipo de veículo.
Calendário de pagamento do IPVA DF
O calendário do IPVA DF é um guia para que você saiba o período de pagamento do imposto para o seu carro específico. Isso porque o governo faz uma escala com base no número final das placas; é necessário consultar as datas específicas para o final da placa do seu veículo.
Além disso, é indispensável deixar claro que as pessoas que têm mais de um veículo são obrigadas a pagar o lPVA em datas diferentes, a menos que as suas placas tenham o mesmo número final de placa.
Você tem a opção de consultar o calendário de pagamento do imposto nos postos de atendimento do Detran ou no site oficial clicando aqui. As datas para 2020 estão à disposição dos donos de veículos e, para perguntar pessoalmente sobre o calendário, não é preciso agendar.
Onde pagar o IPVA DF
O pagamento do IPVA DF pode ser efetuado no Banco do Brasil ou no Banco de Brasília e quem é correntista pode usar o aplicativo ou o terminal de autoatendimento para quitar o imposto.
No entanto, quem não tem conta nem no Banco do Brasil e nem no Banco de Brasília também pode usá-los para pagar o IPVA 2020: é só entrar na agência e efetuar o pagamento nos guichês.
Alíquotas do IPVA DF
As alíquotas do IPVA DF são os fatores que determinam o imposto. Elas sempre se baseiam no valor do veículo, mas há casos em que se usa o valor venal no cálculo. Essas alíquotas, em 2020, são:
2% do valor do veículo - para motos e similares;
3% do valor do veículo - para utilitários e automóveis de passeio
Como entrar em contato como Detran DF
O contato com o Detran DF é uma forma de você tirar toda e qualquer dúvida referente ao seu pagamento de IPVA em 2020. No site ou nos postos de atendimento, você consegue contestar qualquer cota que esteja com valor errado ou até perguntar mais sobre os descontos para cota única.
Clicando aqui, vê-se todos os endereços e telefones das unidades brasilienses do Detran, que incluem Asa Sul, Gama, Recanto das Emas, Sobradinho, Asa Norte e muitas outras regiões.
Conclusão
O IPVA no DF é cobrado todos os anos e a alíquota mais alta é de 3%. Nós agradecemos muito a sua leitura e lembramos que o pagamento é primordial para que se possa licenciar. Além disso, o calendário do IPVA DF não pode deixar de ser consultado.
0 comentários:
Postar um comentário