sexta-feira, 15 de março de 2019

Como funcionam os antibióticos no organismo?

A descoberta da penicilina antibiótica na década de 1920 teve um grande impacto na história humana. Não só levou a uma cura para infecções bacterianas que já foram mortais, mas também levou a um grande interesse em encontrar novos antibióticos. Hoje estão disponíveis muitos tipos diferentes de antibióticos, e eles lutam contra a infecção de várias maneiras.
Alguma vez já se perguntou como é que os antibióticos matam bactérias invasoras, deixando as células humanas em paz? Embora haja semelhanças entre bactérias e células humanas, existem muitas diferenças também. Os antibióticos funcionam afetando coisas que as células bacterianas têm, mas as células humanas não.

Por exemplo, as células humanas não têm paredes celulares, enquanto muitos tipos de bactérias têm. O antibiótico penicilina funciona impedindo uma bactéria de construir uma parede celular. Bactérias e células humanas também diferem na estrutura de suas membranas celulares e na maquinaria que usam para construir proteínas ou copiar DNA. Alguns antibióticos dissolvem a membrana de apenas células bacterianas. Outros afetam a construção de proteínas ou máquinas de cópia de DNA que é específico para as bactérias.
Os antibióticos beta-lactâmicos matam bactérias que estão rodeadas por uma parede celular. As bactérias constroem paredes celulares unindo moléculas-beta-lactamas bloqueiam este processo. Sem o apoio de uma parede celular, a pressão dentro da célula torna-se demasiado e a membrana explode. Exemplos de beta-lactamas incluem penicilina e cefalosporina, que são usados para tratar muitos tipos de infecções bacterianas.
As quinolonas incluem antibióticos como a ciprofloxacina e levofloxacina, que são usados para tratar infecções como bronquite e pneumonia. Quando as bactérias começam a copiar o seu ADN, as quinolonas fazem com que as cadeias se quebrem e, em seguida, impedem que as fracturas sejam reparadas. Sem ADN intacto, as bactérias não podem viver ou reproduzir-se.
Quando você toma um antibiótico, ele entra na sua corrente sanguínea e viaja através do seu corpo, matando bactérias, mas não células humanas. No entanto, existem poucas diferenças entre bactérias nocivas e amistosas. Os antibióticos matam não só as bactérias más que te põem doente, mas também as bactérias amigáveis residentes.
Bactérias amigáveis ajudam a mantê-lo saudável de muitas maneiras, para que quando os antibióticos matam bactérias amigáveis, a sua saúde pode sofrer porque você perde esses benefícios. Além disso, a perda de bactérias amigáveis pode dar a outros tipos de bactérias espaço para se multiplicar, levando a infecção oportunista. Às vezes, a infecção oportunista acontece quando as bactérias do ambiente entram em seu corpo e superam as bactérias amigáveis danificadas por um antibiótico. Outras vezes a infecção oportunista começa quando os antibióticos perturbam o equilíbrio de seus micróbios residentes, e bactérias normalmente amigáveis se multiplicam muito rapidamente e se tornam prejudiciais.

0 comentários:

Postar um comentário