Os relacionamentos satisfatórios agregam
graça, calor e riqueza às nossas vidas. Alguns relacionamentos são
extraordinariamente nutritivos e fáceis, enquanto outros são desafiadores. Com
base em anos de experiência em ajudar as pessoas a resolver e reparar
relacionamentos pessoais e de função, aqui estão cinco práticas testadas e
verdadeiras.
Diferencie as Reações das Respostas
Ao se preparar para uma conversa desafiadora, uma prática efetiva
é discernir se seus sentimentos e ações para a pessoa em questão foram reações
ou respostas. A consciência da diferença pode mudar tudo. Uma reação
consiste em palavras ou ações baseadas em sentimentos ou experiências do
passado. Uma resposta é um retorno baseado em tempo real.
Por exemplo, meu parceiro, com um tom neutro, me perguntou se eu
havia reparado a caixa de correio ainda. Tendo me sentido criticado há
muito tempo por não ter feito o suficiente, eu reagi com uma explosão emocional
forte e azeda: "Não. Você acha que não está em minha mente? Você
não notou que eu já tenho 100 coisas urgentes na minha lista? "Essa
reação, obviamente, não era útil e poderia começar facilmente uma escalada. Uma
resposta teria sido: "Não. Mas ficara lá só o suficiente para passar
até eu ter mais tempo. Não me esqueci. "Você pode imaginar o quanto
melhor isso teria acontecido.
Auto-refletir antecipadamente sobre como você
pode responder, ao invés de reagir, pode mudar sua energia e aumentar as
chances de um intercâmbio bem-sucedido.
Engaje sua curiosidade
A segunda prática importante para melhorar seu relacionamento é
encontrar sua curiosidade quando se sente atacado verbalmente. Imagine
olhar para a pessoa que você sente desafiar. Observe como você experimenta
o desafio dessa pessoa. Agora imagine virar e mudar apenas uma coisa -
envolvendo sua curiosidade.
Em seguida, imagine voltar e voltar a encarar essa pessoa, desta
vez com curiosidade. Observe como a pessoa e o conflito mudam para você,
permitindo assim que você desacredite o conflito.
Vincule uma Reclamação com um Pedido de Mudança
Eu ouço: "Você sempre me cumprimenta com um comentário
negativo sobre meus looks. Você continua dizendo que pareço cansado e estressado. Eu
acho que você usa isso para me manipular para mudar para concordar com suas
idéias. "Eu ouço:" Eu odeio a maneira como você está sempre olhando
por cima do meu ombro no trabalho e então você me criticar se eu não estiver
fazendo algo como você seria."
Como terapeuta e consultor, notei que as pessoas tendem a se
concentrar em se queixar, culpar ou se psicologizar entre si. Esta
abordagem conduz inevitavelmente a uma espiral de energia descendente, perda de
conexão e, finalmente, sentimentos de desespero.
Quando eu interrompi e pergunto: "Você tem um pedido de
mudança?", As rodas da crítica param de girar. Existe um pouco de
espaço para que algo diferente aconteça. A pessoa que tem uma queixa tem
que reorientar sua atenção do que eles não gostam, e sentir-se ferida e sem
esperança, com o que eles querem e com o tipo de interação que melhor seria
para eles. Nenhuma culpa é necessária. Este pedido de mudança oferece
ao aspirante crítico uma chance inesperada de auto-reflexão, em vez de
envergonhar e culpar o outro.
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