sábado, 2 de julho de 2016

Investir em uma franquia – Saiba os prós e os contras de abrir uma franquia

Para quem gosta da área de vendas e nunca soube muito bem como montar um negócio, a resposta pode estar na aquisição de franquias. Investir em franquias tem seus prós e contras, mas geralmente é uma decisão acertada, uma vez que as opções são muitas, para todo tipo de capital inicial, e o retorno sobre o investimento pode ser muito grande e rápido, dependendo da natureza do negócio.

Há muitas opções de franquias baratas, mas a primeira coisa que se tem a pensar é no processo de obtenção de franquia. As franquias nada mais são do que um “empréstimo” de marca para a abertura de novas lojas. Por exemplo: você quer abrir uma rede de fast food mas não tem ideia de como começar, quanto investir e de que forma vai decorar? Uma franquia do McDonalds pode acabar com todos esses problemas, por exemplo.


No ramo alimentício, inclusive, o mercado está recheado de franquias – as que mais conhecemos na ala de fast food, por exemplo, e os principais restaurantes rápidos do país, como Spoletto.

O investimento inicial em uma marca conhecida pode superar os R$200 mil, mas são justamente nas lojas já conhecidas do grande público que o retorno sobre o investimento pode vir mais rapidamente. Um dos contra de se investir nas franquias famosas é que você não vai poder mudar a natureza do negócio ou decoração a seu bel-prazer, precisando sempre seguir uma cartilha de regrinhas para ser considerado franquia.

Da mesma forma que existem franquias que exigem muito do investidor, também existem as franquias baratas, como revenda de cosméticos (as famosas revistinhas da Avon e Natura e a recente Mary Kay). Essa é uma franquia que, na maioria das vezes, não exige nenhum investimento financeiro inicial e pode ser muito valiosa, dependendo do poder de venda do franqueado.


Outras franquias baratas que não exigem um investimento inicial muito alto são as de operação de telemarketing (que pode ser feito em casa), representante de sites de varejo, como Polishop (que exige um investimento inicial de cerca de R$600 para se tornar um franqueado) e lojas físicas de marcas nem tão conhecidas, mas que prezam a natureza do negócio, como lava a jato, por exemplo.

Geralmente uma franquia de lava a jato custa R$5 mil, valor inicial baixo que pode ter retorno muito rapidamente. Toda a cobertura do investimento, no entanto, pouco depende do negócio que se escolhe: é preciso que o franqueado tenha organização, dedicação e principalmente knowhow de vendas e gerência na hora de abrir um bom negócio.

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